Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de abril de 2010

RAULINO ETERNO.

           Estamos numa quarta-feira à noite e 46 mil pessoas lotam o Vivaldão bem antes do apito inicial. Destas, setenta porcento compõem a imensa torcida do Nacional. Durante os dias que antecederam ao jogo, não se falou noutra coisa. Manaus respira este RIO-NAL decisivo cujo título nem dará acesso a qualquer outra competição - o Nacional já está na primeira divisão do futebol brasileiro por ser o Campeão do ano passado. Aliás, Tri-Campeão.

           Vencer nosso adversário, conquistar o terceiro Tetra-Campeonato e de quebra o trigésimo terceiro título estadual de sua história e em cima do maior oponente é o que motiva a nação azulina. Não preciso nem dizer que nosso rival vai tentar impedir tudo isso. Eis os ingredientes que motivam, impulsionam e hipnotizam a multidão que faz o Vivaldão encolher se agigantando e despertando paixões.

            Começa o jogo. O Naça, bem armado, toma as iniciativas, mas o Rio Negro é perigoso nos contra-ataques. Agora é o Naça novamente no ataque: Botelho sofre falta pela direita, na altura da intermediária. Para cobrá-la, Luiz Florêncio sai da lateral esquerda. Suspense: jogada ensaiada no "segundo pau", murica surpreende a zaga Rionegrina e cabeceia para o meio da área, nos pés de RAULINO que emenda de primeira no ângulo superior esquerdo do goleiro, na trave que dá para o centro de Manaus.

             É gol. É o gol do título do Nacional, Tetra-Campeão de 1986. O Vivaldão em êxtase, explode de alegria. Está escrito mais um grande momento na vida daqueles que amam o futebol e RAULINO eternizado nos corações e mentes do povo amazonense. Jamais vou me esquecer deste dia.

             Hoje é sábado e acabo de saber pelos jornais que RAULINO, ainda tão jovem, aos 55 anos, nos deixou. Sorte a dele em não ter mais que conviver com a imbecilização da nossa juventude que, sem memória, é levada a ignorar sua cultura, seus ídolos, sua história e a acreditar que no Amazonas não tem, nem nunca teve futebol.


                                                                                Valeu, Raul. Siga em paz.


Artigo publicado no Jornal Lance (Amazonas em Tempo) 24/04/2010
Autor: Luis Cláudio Chaves


sexta-feira, 9 de abril de 2010

Palestra FBN (Faculdade Boas Novas)


Uma palestra para um público seleto e bastante inteligente, é assim que posso resumir a mesma da noite de hoje 09/04/2010.

Quero agradecer a todos os presentes e desejar sucesso na caminhada!

Em breve postarei as fotos!. Abaixo segue o arquivo com os slides para download.

Abraços do PROFESSOR MANECA!


SLIDES DOWNLOAD

PROFESSOR MANECA APRESENTA UM PROJETO DE CIDADE DIGITAL


O Professor Maneca, preocupado com a população de nosso Estado que não tem acesso à Internet, solicitou o assessoramento de Ronaldo Medeiros de Menezes (Eng. em Telecomunicações), para que se disponibilizasse um projeto de Real Inclusão Digital aos habitantes de nossa região.

PRINCIPAIS PILARES DE SUSTENTABILIDADE

Cidadania:
  • Acesso gratuito à internet para as comunidades carentes. Promovendo uma real inclusão Digital.
  • Facilitar o acesso a informação digital e a capacitação intelectual em todo o Estado do Amazonas através da viabilização do ensino a distância (EAD).
  • Aumentar o desenvolvimento social das comunidades carentes.
  • Integração entre os orgãos públicos, inovando a administração pública através da conexão de hospitais, postos médicos, delegacias, escolas e bibliotecas.
  • Instalação de telecentros a custos reduzidos;
  • Disseminação de terminais para consultas e reclamações por parte dos cidadãos;
Educação:
  • Integração das escolas a outras instituições de pesquisa e ensino;
  • Laboratórios de informática; acesso a acervos de livros e documentos históricos;
  • Capacitação dos professores.
  • Saúde:
  • Gestão integrada dos centros de assistência a saúde; interligação com serviços de emergência como o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil;
  • Uso de novas tecnologias, tais como videoconferência e telemedicina.
  • Segurança:
  • Interligação via computadores de orgãos como as polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros;
  • Instalação de câmeras de vigilância via internet em pontos mais vulneráveis da cidade.
Economia:
  • Acesso a Internet sem fio para micro e pequenos empresários;
  • Comunicação mais barata com entidades de classe ou empresários de outra cidade/região através da Internet ou da telefonia VoIP (voz sobre IP/protocolo de internet);
  • Incentivo ao turismo.


    Um projeto de Cidade Digital é acessível a qualquer município. As oportunidades estão disponíveis e podem ser adaptadas para a realidade econômica e tecnológica de cada um, porém, para implementar, é necessario vontade política e uma gestão atenta a ações de inclusão social e digital e isso eu tenho.

    O projeto consiste em transportamos um link de internet até o local de acesso através de antenas de alta performance, que, ao chegar na antena secundária, o sinal será distribuido atraves de roteadores disponibilizados em locais públicos (ex: reservatórios de água e postes de iluminação), parq que os usuários tenham acesso gratuito ao sinal de internet através da tecnologia wifi.
ABAIXO MÉTODO DE TRANSMISSÃO E FUNCIONAMENTO
(Transporte de Link as antenas de alta performance PONTO A PONTO)


(Transmissão Secundária – Antena até locais públicos, postes de iluminação e etc. )
 


(Transmissão Final – Roteadores até Cliente Final aprox. 125  kbps)



MESH – (REDES MUNICIPAIS PÚBLICAS)


Os locais públicos terão interligação entre eles com uma taxa de transmissão de aproximadamente 4MBps, os usuários residenciais terão uma taxa de transmissão de aproximadamente 125kbps.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Professor Maneca faz palestra na FBN


Legislação eleitoral, formação dos partidos políticos, coligações partidárias e o quociente eleitoral serão os temas da palestra que será ministrada pelo professor Manoel do Carmo Chaves Neto (Maneca/DEM) nesta sexta-feira (09), na Faculdade Boas Novas (FBN), localizada na Avenida General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, Japiim, zona Sul de Manaus.

Ele vai falar para uma plateia formada por acadêmicos do 7º período de Jornalismo. “Será uma oportunidade para os universitários conhecerem como funciona o processo eleitoral. Explicaremos de forma didática sobre legislação eleitoral, como se formam as coligações partidárias, entre outras coisas. Evidentemente que além dessa programação pré-estabelecida, também iremos tirar as dúvidas dos estudantes, que por natureza, são curiosos”, explicou Maneca. 

Domínio

A palestra, que será a partir das 19, na sala jornalista Umberto Calderaro Filho, faz parte das atividades da disciplina técnica de redação para televisão, ministrada pela professora e jornalista Jonária França e tem como objetivo esclarecer aos alunos sobre o processo político local.

De acordo com a professora, a palestra vai ajudar os futuros jornalistas a tomarem conhecimento sobre as normas, regras, nomenclaturas, geralmente desconhecidos entre os “novatos” na profissão. “Esse tipo de atividade permite, ao aluno, um domínio maior de assuntos que eles, por desconhecerem, costumam confundir ou preferem fugir. Como serão jornalistas, certamente em algum momento terão de cobrir pauta sobre política, por isso é importante proporcionar a eles esse tipo de palestra”, destacou.

Ao final da palestra, os acadêmicos terão como missão elaborar e executar matérias jornalísticas para televisão.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

ELEIÇOES 2010: Eleitores na Capital e Interior do Amazonas



TOTAL DE ELEITORES:
1 976 566

MANAUS:
        1 100 559     (55,6%)
INTERIOR:     876 007        (44,4%)


CÁLCULO DO QUOCIENTE ELEITORAL PARA AS ELEIÇÕES PROPORCIONAIS

ABSTENÇÃO:                (APROX.)    351 038
COMPARECIMENTO:     (APROX.)    1 625 528
VOTOS VÁLIDOS:         1 537 261 (DEP. ESTADUAL.)
VOTOS VÁLIDOS:         1 545 389 (DEP. FEDERAL.)

Q.E.1 537 26164 052 VOTOS (DEP.ESTADUAL.)
           ------------
                24               

Q.E. = 1 545 389 = 193 173 VOTOS (DEP. FEDERAL.)
         
          ------------
                8