Até o ano de 1963 o Nacional Futebol Clube usava como uniforme apenas a camisa branca com a estrela azul solitária no peito. Todavia em 1922 já havia sido aprovada pela diretoria da época um Brasão que tinha uma águia como símbolo do clube, sendo que em homenagem ao centenário da independência do Brasil essa águia que servia de Brasão tinha as cores da bandeira Brasileira.
No mês de abril de 1963 o diretor de futebol do clube Sr. Alfredo Barbosa Filho através de uma correspondência solicitou ao seu atleta Manoel do Carmo Chaves Neto (Maneca) que se encontrava estudando no Rio de Janeiro um orçamento da confecção de vários equipamentos para as diversas modalidades esportivas do clube, como Futebol, Futebol de Salão, Basketball, e VolleyBall.
Anexo a missiva, estava o desenho de um novo uniforme de cor azul, com o brasão da águia no peito ao invés da estrela azul que era utilizada nas camisas brancas, para que se fizesse um orçamento de custos dos mesmos.
Esse orçamento foi efetivado na loja Moreira Leite Esportes situada na rua Senhor dos Passos n20, Centro, Rio de Janeiro.
De posse do orçamento Maneca aproveitou uma oportunidade surgida com a presença na cidade do Governador do Estado Plínio Ramos Coelho que também era o Presidente do Clube.
O Governador estava participando de um seminário sobre os problemas da Amazônia no Hotel Glória na referida cidade.
Maneca mostrou o orçamento para o Dr. Plínio que analisou-o e disse: “Maneca, se dirija a loja de confecções e encomende o dobro da quantidade desses equipamentos que estão sendo solicitados pela direção de futebol do Nosso Clube”.
Assim foi feito os equipamentos foram confeccionados e enviados para Manaus pelo serviço de carga da empresa VASP.
A partir de junho 1963 o Clube passou a utilizar além da Camisa branca com a Estrela Azul o seu novo uniforme com a Águia bordada no peito do lado esquerdo das camisas de jogos.
5 comentários:
Sempre é bom saber de histórias do maior campeão do Amazonas!
Kibom eterno presidente saber dessas histórias ...
Mas senhor Deputado tenho uma idéia pra motivar o futebol do Norte ... como os clubes da R. Norte em sua maioria estão na série C ou D, pq não o senhor lutar p/ que a Copa Norte volte isso seria p/ o 2ºsemestre de cada ano... Assim teriamos calendário p/ irmos ao estadio o ano todo. Além disso dep. Maneca pq não tbm chamar times froteiços ao amazonas?? tenho certeza seria ++ motivos pra torcida voltar em masssa ao estádio.
Grato pela oportunidade
por . Silnei Coelho
Prezado IrmãoS NacionalinoS
O Uniforme número 1 do Nacional realmente é o Branco com a Estrela Azul.
O primeiro estatuto do Clube o uniforme escolhido para o Nacional foi o de Camisa Branca, Calções Brancos e Meias Pretas. Anos mais tarde as meias pretas foram substituidas por meias zebradas azuis e brancas.
O uniforme Azul conforme ja expliquei na matéria aqui em meu blog (http://manecaneto.blogspot.com/2010/01/curiosidade-nacionalina-o-surgimento-da.html) foi confeccionado no ano de 1963 inclusive tendo sido eu à epoca atleta do Clube o emissário que efetuou a compra dos primeiros vinte equipamentos do Clube na firma Moreira Leite Esportes.
Um Grande abraço
Professor Maneca
Silnei, eu particularmente não vejo condições de reabilitarmos as Copas Regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul, Sudeste) pois a CBF recebeu fortes pressões das empresas de televisão que promovem o Futebol Brasileiro, sugerimos que os Clubes do Norte se unam através de suas respectivas federações e tentem reabilitar aquela competição.
Um abraço
Professor Maneca
ASA GIGANTE(UHH Alvinegro!!!!)
É uma pena que com o dinheiro colocado tanto pela prefeitura como pelo Governo do Estado do Amazonas,os times daqui não estão nem na série D.Acho que falta planejamento e organizacão.Veja o ASA de Arapiraca,cidade de 250 mil habitantes(e uma torcida muita apaIxonada),atual campeão estadual de Alagoas como consequencia disputa a Copa do Brasil e por competencia e organizacão está na elite do futebol brasileiro, série B.Voces verão um time do interior jogando como gente grande.É esperar pra ver...assina:MANCHA NEGRA
Postar um comentário